24.5 C
Rondonópolis
quinta-feira, abril 18, 2024

Contas de luz sofrerão redução a partir de abril em Mato Grosso

Por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a tarifa dos consumidores residenciais da Energisa Mato Grosso receberá, em abril, uma redução de até 13,17%. A diferença é referente à revisão de valores pagos a mais, no ano passado, pela parcela do Encargo de Energia de Reserva (EER) correspondente à contratação da energia da usina de Angra III. Este montante foi arrecadado mensalmente pelas distribuidoras nas contas de luz e integralmente repassado à CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) ao longo de 2016.

Vale ressaltar, porém, que a percepção da redução tarifária nas faturas dos consumidores se dará de acordo com os ciclos de leitura e faturamento de cada um, podendo levar até dois meses para se completar. Esse impacto também dependerá das variações da alteração da cor da bandeira tarifária que, a partir de abril, conforme anúncio feito pela agência reguladora, sai de amarela para a vermelha.

Como o processo de reajuste tarifário da Energisa Mato Grosso ocorre no dia 8 de abril, a partir de maio o novo valor da tarifa que valerá para os clientes da concessionária não irá mais contemplar os custos do encargo de Angra III, o que significa que a situação será plenamente normalizada. Os novos valores da tarifa a partir do mês de maio serão divulgados pela Aneel em breve.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO