28.2 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 26, 2024

Futebol americano: um esporte em ascensão em Rondonópolis

O futebol americano é um dos esportes que vem caindo no gosto do brasileiro. Em Rondonópolis, não é diferente, o esporte tem crescido na cidade e ganhado adeptos e espectadores. O primeiro time de futebol americano da cidade foi fundado em 2012, o Rondonópolis Hawaks Futebol Americano, por um grupo de amigos. Para falar sobre a modalidade, a nossa reportagem entrevistou o presidente do Hawks, Matheus Barozzi, para saber sobre a história do clube, os jogos e como tem sido o avanço do esporte na cidade.
1. Como conheceu o futebol americano?
Eu conheci o futebol americano em 2010, através de um amigo da escola, na época cursávamos o 2º ano, ele sempre assistia futebol americano na televisão e sempre dizia que queria jogar, ficava insistindo chamando todos os nossos amigos para jogar, um dia eu aceitei e fui jogar com ele e comecei a gostar. Aquela coisa, o futebol americano há cinco anos no Brasil era pouco evoluído, pouca mídia, as pessoas não entendiam direito. Então jogávamos de uma forma simplesmente para brincar, não seguia regras, usávamos uma bola de futebol americano e a premissa básica, só que era muito antigo e devagar.
2. Há quanto tempo pratica o esporte?
Pratico o esporte desde 2017, praticamente sete anos.
3. Como surgiu a ideia de trazer o esporte para Rondonópolis?
Nós montamos o time em parceria eu mais um amigo de escola e mais cinco pessoas que gostavam do esporte, nós começamos a treinar na praça da Coophalis, do lado da quadra, a gente se reunia para brincar e a partir dali começamos a convidar mais amigos. Passamos a aprender e a desenvolver mais o esporte aqui na cidade. Como é um esporte novo, intrigante e muito interessante, sempre tinha um ou outro que queria estar participando com a gente, e ali começamos a criar uma base, uma fundação de equipe.
4. Como foi montar o time na cidade?
Em 2012, já tínhamos bastante pessoas praticando, foi quando fundamos o Rondonópolis Hawaks Futebol Americano, criamos o nosso CNPJ, somos hoje a Associação Atlética Rondonopolis Hawaks, tudo isso em 2012, foi o momento chave, levamos mais sério, pensamos em evoluir, para entrar em competições e jogar a nível estadual e nacional.
5. O time conta com quantos atletas?
O Rondonópolis Hawaks hoje, no time de futebol adulto, estamos contando com cerca de 50 atletas, não é um número tão alto assim para os padrões nacionais, equipes maiores como Cuiabá e Sinop contam com elenco de 70 a 80 jogadores. Mas para a equipe é um número bom, você consegue ter controle dos jogadores, consegue ter um comprometimento maior por parte deles. Então, é com essa faixa que Rondonópolis joga e é uma faixa que da para praticar tranquilamente o esporte.
6. Quais as principais dificuldades enfrentadas?
A principal dificuldade se dá financeiramente, é um esporte muito caro, temos que comprar capacetes e ombreiras que são os shoulders, e são tudo importado dos EUA, então são valores muito altos que a gente trabalha, um kit completo para um atleta sai cerca de mil reais. É um esporte que contém muita gente, fora a logística do time, qualquer viagem são cinquenta pessoas para viajar. A estrutura de jogo em casa, uma partida é apitada por cinco ou sete árbitros. É um esporte que envolve muitas pessoas e por isso, acaba saindo mais caro. Além da falta de experiência, a falta de conhecimento técnico e tático do esporte, hoje está mais fácil, muitas equipes estão trazendo treinadores dos EUA para fazer essa base. Usamos muito a internet, temos como ter uma troca muito grande. Outro desafio é o preconceito que as pessoas têm, acreditam que o Futebol Americano é só porrada e bater e não entendem o sentido do jogo. Mas também com o passar do tempo estão passando a gostar, estão entendendo quais regras e estão se apaixonando pelo esporte.
7. Quais serão próximos jogos?
Temos um jogo marcado agora, no dia 18 de março, contra o Campo Grande Predadores, é um amistoso. Depois do amistoso, começa o campeonato estadual no 1º semestre, a equipe vai realizar dois jogos em casa e dois fora de casa. O primeiro jogo é no dia 15 de abril contra Sorriso Hornets, e tem mais um jogo em maio contra o Luverdense Overwhelming lá de Lucas de Rio Verde. Fora de casa, vamos jogar contra o Sinop Coyotes e o Cuiabá Arsenal. Todo mundo joga contra mundo no campeonato, sendo que o primeiro e segundo colocado fazem a final para decidir o campeão.
8. O esporte conquistou o gosto do rondonopolitano?
O futebol americano vem crescendo muito, Rondonópolis é uma cidade prova disso, nós tivemos um primeiro jogo onde tivemos um público relativamente baixo de 400 pessoas e a partir dai só fomos crescendo, já tivemos jogos em que colocamos 1.200 pessoas no estádio. Abaixamos um pouco o público porque tivemos dois jogos muito próximos só que Novamente temos a esperança de público muito bom. O esporte não tem conquistado só os Rondonópolis, tem conquistado toda população brasileira, prova disso, o Brasil se tornou o 2º maior mercado consumidor da NFL, perdendo apenas ara os EUA, é um dos esportes que tem o maior público da televisão o Super Bowl mesmo que é a final da NFL teve quebra de recorde de audiência. A média de público dos estados brasileiros sempre vem aumentando, Cuiabá Arsenal mesmo é referência no Brasil e tem conseguido colocar uma média de 15 mil pessoas por jogo em casa. Rondonópolis vem crescendo a população já está entendendo um pouco mais do esporte e a tendência que cresça mais e aumente o nosso público.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO