23 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 26, 2024

ESPAÇO ABERTO – Neles Walter Ferreira de Farias – Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis

Nesta semana, a coluna Espaço Aberto entrevistou o empresário do ramo de construção, Neles Walter Ferreira de Farias, que conduzirá a Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis por mais dois anos (2017/2018). Esta é a 3ª vez que o empresário fica a frente da entidade, ele já presidiu a CDL em 2006/2007 e 2015/2016. Além de presidente da CDL, Neles também é diretor da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção de Mato Grosso (Acomac) e vice-presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL). Durante o bate-papo, o entrevistado falou sobre os projetos para a nova gestão, sobre a crise econômica e sobre a expectativa para o setor do comércio em 2017. Veja!

Perfil
Idade: 48 anos;
Formação: Bacharel em Administração de Empresas;
Empresa que representa: Operário Materiais de Construção (1991)
Natural: São Luís de Montes Belos (GO); Reside em Rondonópolis desde 1980.

Jornal Folha Regional: Quais serão suas ações frente a CDL para o biênio 2017/2018?
Neles Farias – A posse da nova diretoria ocorreu no dia 20 de janeiro com renovação em torno de 40% do quadro dos novos diretores. Foram criados novos cargos, como por exemplo, Diretor de Segurança, Diretor de Esportes e o cargo de Desenvolvimento Econômico. Quanto ao plano de ação, a gente percebe que no mundo hoje, não basta apenas ter conhecimento, é um momento de compartilhamento. A CDL vem cada vez mais se aproximar do consumidor e também do empresário. Ela existe por causa do empresário, estamos trabalhando para fazer coisas diferentes, principalmente, aumentar a quantidade de associados e dos serviços prestados. Sabemos que a crise está aí, mas queremos combatê-la e com a força de todos nós, compartilhando, venceremos mais facilmente.

Jornal Folha Regional: Como começou a sua ligação com a CDL?
Neles Farias – Na verdade, todo comerciante que vai montar seu comércio, eu aconselho associar na CDL, ela oferece uma segurança muito grande ao comerciante, faz com que ele não tenha prejuízo. Desde que eu montei o meu comércio há 25 anos, eu me associei a CDL, costumo dizer que sou varejista por vocação.
Jornal Folha Regional – Qual o papel da CDL?

Neles Farias – A CDL, na verdade é o seguinte, nenhum de nós empresários conseguiu conversar com o Governo do Estado, nenhuma pessoa física ou jurídica, quem consegue isso é a entidade que representa aquele segmento. A CDL sempre participou de discussões na cidade, no Estado de Mato Grosso, é ela que representa a classe empresarial. Em todas as discussões do município que for em prol da produtividade, da indústria, do comércio e do poder econômico, a CDL está envolvida, o projeto de emprego e renda, a CDL representa 80% do emprego em Rondonópolis.

Jornal Folha Regional – Vimos que 2016 foi eleito o pior ano para o comércio. Para 2017, como estão as perspectivas para o setor?

Neles Farias – Pela estatística passamos pela pior crise do país de todos os tempos, mas a expectativa para 2017 é diferente do que passamos em 2016. Quando terminou 2015 e entrou 2016, a expectativa era muito negativa. Agora de 2016 para 2017, o que nós falamos hoje é que percebemos que as coisas estão melhorando, o pior já passou. O que esperávamos para 2016 aconteceu até um pouco pior do que imaginávamos. Mas em 2017, as coisas vão começar a evoluir, vão se ajeitar.
Jornal Folha Regional – De que forma?

Neles Farias – Assim, o Governo buscou estratégias para a liberação do Fundo de Garantia para a pessoa poder comprar. Liberando crédito para financiamento da casa própria. Liberando outras coisas para as pessoas poderem voltar a cobrar no mercado. A indústria deu sinal que as coisas estão melhorando, o consumo começou a desenvolver, a confiança no mercado está retornando.

Jornal Folha Regional – As datas comemorativas são consideradas as mais importantes para o comércio. Houve recuo nas vendas em 2016? O que esperar para este ano?

Neles Farias – Todas as datas comemorativas em 2016 foram negativas em relação ao ano anterior, Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal, tudo foi negativo. A tendência esse ano é ser positivo. Acreditamos no crescimento do país em 2017.

Jornal Folha Regional – No ano passado, o comércio fechou as portas devido à insegurança. Comerciantes foram pra ruas protestar contra a onda de assaltos, como a CDL tem olhado para essa questão?

Neles Farias – A CDL tem essa preocupação criou o cargo de diretor de segurança para discutir a Segurança Publica com mais eficiência. Nós reconhecemos o esforço do Governo do Estado. Poucos governadores, como Pedro Taques, investiram tanto na Segurança de Mato Grosso, na questão da Polícia Militar, novos concursados, na infraestrutura… Reconhecemos o esforço para aumentar a segurança do nosso município. Não é só a questão policial, é questão também da limpeza e da iluminação dos bairros. Precisamos não só do Governo do Estado, mas também do município. Percebemos que o prefeito está se esforçando está chamando as pessoas para conversar, para fazer uma boa administração para o município.

Jornal Folha Regional – Como será a relação da entidade com o Executivo?

Neles Farias – A posição da CDL é contribuir com o desenvolvimento da cidade, CDL não tem envolvimento partidário, a CDL discute políticas públicas, ela é sempre a favor de gerar emprego, gerar renda, que a população de Rondonópolis tenha uma cidade melhor para morar e para criar seus filhos. A CDL defende essa situação e defende o interesse da produtividade.

Jornal Folha Regional – No ano passado, houveram duas situações que se tratam da Reforma Tributária e do Decreto 380, como estão essas questões?

Neles Farias – A CDL não é contra a reforma tributária, sabemos que ela é necessária. A CDL, as federações, os sindicatos são contra o aumento dos impostos. Governo não propôs uma reforma tributária, propôs um aumento de impostos no estado de Mato Grosso, então a CDL está defendendo o direito do consumidor, na realidade, quem paga imposto é o consumidor. Não queremos mais que o consumidor pague mais impostos, não consegue pagar tanto tributos nesse país, nós defendemos a reforma administrativa do governo municipal, estadual e do governo federal. Quanto ao decreto, isso já foi eliminado, graças à luta das CDLs, de algumas federações e sindicato. O decreto 380 era loucura, ia ficar fechar muitos comércios no Estado, ficaria inviável o investimento. O governo teve essa consciência, abriu o diálogo e o decreto 380 foi destituído, agora não se fala mais nisso, se fala em reforma tributária.

Jornal Folha Regional – A situação vivida no comércio deve ser atribuída totalmente à recessão econômica ou tiveram outras questões?

Neles Farias – São vários fatores que levaram a essa crise econômica, uma foi a crise política do país, outra foi a questão das taxas de juros altíssima do Brasil, que não consegue mais crédito, não consegue financiar porque a taxa de juros aumentou muito, é inviável, nem carro, nem casa, o dinheiro ficou muito caro no país. Outra coisa que ocorreu também foi que muitos comerciantes trabalhavam com capital de terceiros, uma hora esse crédito acabou. Nessa crise, tiraram muitos comerciantes novos do mercado, uns pela crise do país, e outros por falta de administração da própria empresa.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO