30.4 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 26, 2024

Poxoréu sediou primeira corrida de Santo Reis em Mato Grosso

O município de Poxoréu, no sul de Mato Grosso, distante 240 quilômetros de Cuiabá, também homenageia Santo Reis com realização de corrida de rua, assim como ocorre na capital do estado. As ruas da cidade receberam, no domingo (08), atletas e desportistas que percorreram sete quilômetros de um percurso entre subidas e descidas.
A largada foi na igreja matriz São João Batista e a chegada na igreja de Santo Reis, promotora da 1° Corrida de Santo Reis de Poxoréu. De acordo com o padre Alexandre Umbelino, a ideia da corrida surgiu exatamente devido ao nome da comunidade e pela época em que se comemora a festa de reis. “Quisemos proporcionar aos moradores de Poxoréu um momento de lazer, esporte, cultura e devoção. Toda a comunidade abraçou a ideia e ajudou na realização do evento”, explicou o padre.
Cerca de 70 pessoas, entre jovens e adultos, homens e mulheres, participaram da competição. Houve premiação para os cinco primeiros colocados nas categorias masculino e feminino. Eles receberam certificados, medalhas e um valor de incentivo pela conquista do pódio.
“Essa premiação é um reconhecimento pelo esforço dos cinco primeiros atletas que cruzaram a linha chegada. Mais do que o valor do prêmio, o importante foi a participação dos moradores de Poxoréu que acordaram cedo e vieram prestigiar a corrida. Queremos estimular a prática de atividade física em nossa cidade”, afirmou Vinicius Lopes, Educador Físico e responsável técnico pela 1° Corrida de Santo Reis de Poxoréu.
Para essa primeira edição, somente moradores da cidade puderam competir. Segundo os organizadores do evento essa primeira corrida foi para incentivar e valorizar os praticantes de corrida de rua do município. E também porque foi um evento teste para a partir de então, realizar as próximas, com participação de atletas e desportistas de outras cidades.
“Acredito que essa é a primeira de muitas corridas que acontecerão em nossa cidade que já teve grandes eventos esportivos bem como equipes campeãs em diversas modalidades esportivas”, destacou Adriano Maia, Secretário de Educação de Poxoréu.
Do ranking dos ganhadores da 1° Corrida de Santo Reis de Poxoréu, deu dobradinha entre mãe e filha na categoria feminina. O primeiro lugar ficou com Zenilda de Paula e o segundo com Keythnyn Lhoren. A terceira colocada a cruzar a linha de chegada foi Leticia Jesus, a quarta foi Lorraine Bispo e a quinta Valdete Barbosa. Da categoria masculina, o primeiro colocado foi Reinaldo Paz e o segundo Joilson dos Santos. Os outros lugares no pódio dos homens foram conquistados por Lucas Cardoso, Everton Valmir e Rian Felix, respectivamente o terceiro, o quarto e quinto colocado.
Para a campeã da prova, Zenilda de Paula, 43 anos de idade, a 1° Corrida de Santo Reis de Poxoréu foi muito bem organizada, com boa sinalização e excelente apoio logístico. Ela destacou a participação de muitas mulheres na competição. “Quando comecei a correr aos 13 anos só tinha eu e duas ou três mulheres que treinavam e participavam de provas. Foi muito bom ter visto tantas mulheres na corrida de santo reis. Parabenizo os organizadores do evento por essa grande iniciativa”, avaliou Zenilda.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO