31.4 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 19, 2024

Na briga por cadeira, Barreto perde para Nilson

A posse de Nilson Santos (PMDB) na Assembléia só não aconteceu na sessão desta terça porque o primeiro suplente da coligação Unidade e Trabalho (PMDB/PL), ex-deputado Hermínio Jota Barreto (hoje PR), resolveu se articular nos bastidores na expectativa de ficar com a vaga. Em princípio, o ex-prefeito de Rondonópolis havia desistido da idéia porque a regra do TSE sobre fidelidade partidária é clara quando enfatiza que, no caso de cassação de parlamentar por infidelidade partidária, a cadeira fica para o partido empossar o suplente. Depois, Barretoi foi "atiçado" a entrar na briga jurídica. Consultou alguns advogados e a Mesa Diretora da Assembléia.

O imbróglio foi criado porque Barreto é o primeiro suplente da coligação, mas a cadeira deixada pelo titular Walter Rabello pertence ao PMDB, no qual Nilson está filiado. A coligação elegeu 4, todos pelo PMDB: Rabello (70.646 votos), Zé do Pátio (42.277), Adauto de Freitas, o Daltinho (26.133) e Juarez Costa (24.631 votos). Em seguida, vem Barreto (23.525 votos) e Nilson Santos (18.517).

Diante disso, a Mesa Diretora resolveu "segurar" da posse de Nilson Santos na terça. A solenidade ficou para esta quinta, na sessão ordinária que começa às 9h. Há 2 semanas o peemedebista tenta tomar posse. Aos trancos, Nilson, pré-candidato a prefeito de Colíder, está conseguindo chegar à Assembléia. No último round, conseguiu vencer Jota Barreto, hoje fiscal do Estado. Em nota, a Assembléia garante que não foi de Barreto que partiu a iniciativa de "brigar" pela vaga de Rabello, que trocou o PMDB pelo PP e, por isso, acabou cassado. Alega que foi um procedimento interno e com embasamento jurídico de postergar por mais dois dias a posse do novo parlamentar.

Pré-candidato a prefeito de Colíder, Nilson Santos torna-se o primeiro deputado a ocupar um posto devido à cassação do titular sob a égide da regra pró-fidelidade. Enquanto Rabello enfrenta embate jurídico na esperança de reassumir o cargo, o peemedebista assume com duas expectativas, uma de continuar deputado por mais de 2 anos e, a outra, de se tornar prefeito.

Fonte: RDNews

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO