24.5 C
Rondonópolis
quinta-feira, abril 18, 2024

Professor no Brasil ganha menos da metade da média dos países desenvolvidos

O relatório global “Education at a Glance”, divulgado nesta semana pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), reúne dados interessantes sobre o perfil dos professores brasileiros. Os dados confirmam que eles são mal remunerados. E, diferentemente da maior parte dos países da OCDE, o salário mínimo dos profissionais da educação no Brasil não varia, de acordo com a lei, com os níveis de ensino em que eles atuam.
O salário mínimo legal no Brasil é de US$ 12.337 por ano, menos da metade da média salarial da OCDE para cada um dos níveis de ensino, e mais baixo que o de outros países da América Latina, como Chile, México e Colômbia. Na maioria dos países, segundo a OCDE, o salário dos professores aumenta de acordo com o nível de ensino em que eles atuam. Um exemplo é que o salário de um professordo ensino médio com 15 aos de experiência é pelo menos 25% maior que os de creche e pré-escola em países como Bélgica, Dinamarca, Filândia e México.
Os professores das universidades públicas ganham, em média, US$ 40 mil por ano. Na educação básica, do primeiro ano do ensino fundamental até o ensino médio, a carga de trabalho dos professores brasileiros é a mais alta em número de semanas por ano entre todos os países da OCDE com dado disponível.
Quando se olha para todos os níveis de educação, os professores brasileiros passam em média 42 semanas por ano dando aulas. A média da OCDE varia de 40 semanas nas creches e pré-escola, até 37 semanas no fim do ensino médio.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO