22.2 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 26, 2024

Início da Piracema será antecipado para outubro em Mato Grosso

O Governo do Estado de Mato Grosso adotou um novo período proibitivo de pesca nas bacias hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins e decidiu que a Piracema terá inicio no dia 1º de outubro de 2016 até 31 de janeiro de 2017. As datas foram publicadas no Diário Oficial no dia 06 deste mês.
A decisão de antecipar o período proibitivo de pesca, que iniciava em dezembro, foi para atender uma das recomendações do Ministério Público do Estado. O órgão também solicitou fosse estendido o prazo do período de defesa de quatro para seis meses, o que não ocorreu.
Neste período fica permitida a pesca de subsistência praticada pelas populações ribeirinhas, mas sem fins comerciais. A cota diária é de três quilos e um exemplar de qualquer peso por pescador, apenas para garantir a alimentação familiar.
A pesca de caráter científico e ainda as provenientes de aquicultura ou pesque-pague também estão permitidas, desde que estes sejam licenciadas.
A ampliação do período de defeso se baseia no fato de que em outubro os peixes iniciam a fase de reprodução nas bacias hidrográficas de Mato Grosso.
O último período de defeso em Mato Grosso iniciou em novembro do ano passado e foi encerrado em 29 de fevereiro deste ano.
Da Redação /Jéssica Estellen

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO