32.1 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 19, 2024

MT inverterá calendário de vacinação contra aftosa em 2017

A campanha de vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso terá seu calendário invertido a partir de 2017. A medida implicará a imunização de todo rebanho bovino e bubalino do Estado no mês de maio. Em novembro, serão vacinados apenas os animais de 0 a 24 meses, informa a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).
Mato Grosso tem o maior rebanho do país, com 29,3 milhões de cabeças.Segundo a Acrimat, a alteração vai facilitar os trabalhos com o rebanho já que o maior índice de chuvas no último trimestre do ano compromete o manejo sanitário da fazenda. O período de chuvas provoca, ainda, maior índice de reações vacinais como abcessos e hematomas, que causam impacto na estética (para animais de pista) e na economia (com a retirada dos danos durante a limpeza da carcaça).
O presidente da Acrimat, José João Bernardes, informou em comunicado que "inverter o calendário de vacinas, como já é feito em outros Estados, é uma demanda dos produtores que Acrimat levou aos órgãos competentes para otimizar ainda mais os resultados na produção".
A assinatura do protocolo referente à alteração do calendário ocorrerá durante a 44ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso (Exposul), em Rondonópolis, na sexta-feira, 12, às 16 horas. O próximo passo, após a assinatura do protocolo de alteração, é a elaboração de uma instrução técnica normativa entre Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), alterando oficialmente o calendário de vacinação a partir de 2017.
Em maio de 2016, na mais recente etapa de imunização realizada, Mato Grosso teve índice de 99,4% de alcance nos rebanhos bovinos e bubalinos até 2 anos, mais de 12,1 milhões de cabeças.
Por Canal Rural

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO