26.2 C
Rondonópolis
sábado, abril 20, 2024

Negociação amplia comércio da carne de MT

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) concluiu a negociação entre o Brasil e Estados Unidos para liberação do comércio de carne bovina in natura entre os dois mercados. O acordo foi definido na noite desta quinta-feira (28.07), na capital norte-americana, Washington, durante reunião do IX Comitê Consultivo Agrícola dos dois países.

A reunião contou com a participação do ministro da Agricultura, Blairo Maggi. O presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Luciano Vacari, integrou a missão técnica brasileira. Durante a reunião, além da discussão sobre temas de interesse agrícola bilateral, ambos os países comunicaram a conclusão dos procedimentos técnicos para a abertura dos mercados brasileiro e americano de carne bovina “in natura”.

Os serviços veterinários finalizaram as avaliações do reconhecimento do controle oficial dos dois sistemas de inspeção. A modalidade de habilitação será por “pré-listing”, ou seja, tanto o Mapa quanto o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) poderão indicar lista de estabelecimentos para a exportação. Porém, apenas os estabelecimentos que cumprirem todos os requisitos estabelecidos na certificação acordada serão indicados pelos serviços oficiais.

Vacari destaca que a negociação demonstra o reconhecimento da seriedade e qualidade do controle sanitário brasileiro. “Mais que isso, o acesso ao mercado norte-americano vai possibilitar que consigamos abrir novos canais de venda e chegarmos a mais destinos com nossos produtos”.

De acordo com o Mapa, a expectativa é que os embarques se iniciem nos próximos 90 dias, após finalização dos trâmites administrativos pelas autoridades sanitárias brasileiras e norte-americanas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Ricardo Tomczyk, pontua que a negociação representa o passaporte definitivo da carne mato-grossense não apenas para os EUA, mas também para o resto do mundo. “Um mercado internacional maior e qualificado vai demandar mais nossa produção, o que agrega ainda maior valor ao nosso produto”.

Mato Grosso tem o maio rebanho bovino comercial do Brasil, com 29,2 milhões de cabeças e é o segundo maior exportador de carne bovina do país. No ano passado foram exportadas 298 mil toneladas equivalentes a carcaças. Países da União Europeia, Oriente Médio e a China são os maiores compradores da carne mato-grossense.

“As negociações representam mais um grande passo da carne bovina brasileira rumo à mesa dos consumidores mundiais. Assim como mais de cem países que já contemplam exigentes paladares, os Estados Unidos contarão com a qualidade e constância da carne brasileira”, frisou o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso, Francisco Manzi.

Fonte:FolhaMax.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO