23.7 C
Rondonópolis
terça-feira, abril 23, 2024

REGIONAL- cultura, negócios e turismo devem unir cidades da região

Representantes das cidades de Rondonópolis, Itiquira, Primavera do Leste e Poxoréu se reuniram na tarde desta quarta-feira (29) para discutir a proposta de integração das políticas de turismo na Rota dos Ipês e das Águas definida pelo Governo do Estado. A proposta é realizar ações conjuntas que estimulem o turismo nos municípios com potencial ecológico, cultural e de negócios.
Melissa Tonsic – coordenadora do Departamento de Turismo de Rondonópolis e interlocutora regional do programa do Estado – explica que o encontro serviu para trocar informações sobre o potencial turístico das cidades envolvidas, avaliar o que cada município tem a oferecer para dinamizar a rota integrada, além de verificar se ações propostas pelo governo estão sendo cumpridas.

A gestora explica que cada município deve destinar recursos orçamentários anuais para o turismo; criar e manter ativo o conselho de turismo; criar o Fundo Municipal do Turismo – Funtur; elaborar planejamento estratégico para integração do município na região turística; indicar um representante responsável pela interlocução do programa e constituir uma instância de governança da região, em conjunto com os demais municípios.

Harsen Martins – representante de Itiquira – anuncia que o município com um pedaço do pantanal oferece principalmente o turismo ecológico. Ele destaca o complexo de cachoeiras e lagoas. O representante de Primavera do Leste, Renan Nunes, apresenta o turismo cultural da cidade que ocupa os espaços públicos com eventos semanais e mensais de música, teatro e de artes visuais, além do turismo ecológico.

Rondonópolis conta com diversas alternativas de turismo ligadas aos encantos da natureza, à cultura e ao mercado do agronegócio. A Exposição Agropecuária e Industrial da Região Sul de Mato Grosso – Exposul e as festas tradicionais atraem turistas de todas as partes do país.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO