22.1 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 19, 2024

Maggi fecha acordão com Silval e sai 1 ano antes

Blairo Maggi (PR) fez um acordo de bastidores com o seu vice Silval Barbosa (PMDB) para antecipar em um ano a saída do comando do governo estadual. Com isso, ao invés de renunciar ao mandato em abril de 2009, prazo-limite dentro da legislação eleitoral para poder concorrer ao Senado, o "rei da soja" o fará já em dezembro do próximo ano.

Foi a partir dessa negociação, que acabou abrindo chance para o PMDB voltar a comandar o Palácio Paiaguás 22 anos depois, que o partido do cacique Carlos Bezerra e de Silval resolveu sair dos braços do prefeito cuiabano Wilson Santos (PSDB) e fechar aliança com o candidato de Maggi a prefeito de Cuiabá, empresário Mauro Mendes, do PR. A última vez que o PMDB governou Mato Grosso foi de 87 a 89, com o próprio Bezerra.

Maior produtor de soja do mundo, Blairo Maggi não assume publicamente o acordo com Silval, mas já comunicou a alguns secretários que, de fato, está disposto a sair em dezembro de 2009. Nesse caso, todos os secretários vão ser obrigados a colocar os cargos à disposição, já que Silval terá a liberdade de, enquanto futuro chefe do Executivo Estadual, montar sua própria equipe.

A pretensão do governador é de se dedicar ao menos 4 meses (dezembro de 2009 a abril de 2010) aos negócios empresariais antes de entrar numa nova campanha eleitoral, desta vez para o Senado ou até mesmo numa chapa majoritária de vice-presidente da República. Ele revelou também para Silval, que terá a missão de concluir o mandato, estar cansado e um tanto desanimado com o pesado "fardo" sobre os ombros de ser governador.

Não é à-toa que o "rei da soja" começou a dar maior autonomia a seu vice. Silval tem assumido a frente de várias articulações do governo e dentro do PMDB disputa com Bezerra o projeto de candidatura a governador em 2010. Maggi e Silval estudam estratégia para conciliar as pretensões políticas do PR e do PMDB visando as próximas eleições gerais, de modo a não haver cisões.

Autor: RDNews

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO