32.3 C
Rondonópolis
quarta-feira, abril 24, 2024

Ações integradas garantem sucesso da operação 'Carnaval com Segurança 2009'

Mais de 796 mil pessoas participaram em todo Estado da folia de “Momo” em cinco dias de festança da folia, graças a um trabalho dedicado e minucioso desempenhado pelas forças de segurança em Mato Grosso, em parceria ainda com dezenas de Prefeituras. Somente na área da Baixada Cuiabana estima-se que mais de 360 mil pessoas tenham participado da folia, em 21 pontos como Museu do Rio, Praça da Mandioca, Clube Feminino, Praça Cultural do CPA, em Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, além de outros pontos espalhados pela capital. Mais de 4 mil homens se revezaram para garantir a festividade em todo Estado.

A Polícia Militar, nesse período, realizou a abordagem a mais de 70 mil pessoas, prendeu oito foragidos da Justiça e evitou ainda que 20 pessoas que estavam alcoolizadas continuassem a dirigir automóveis. A maior parte das prisões pela “Lei Seca” ocorreu no Comando Regional de Sinop (CRIII), com seis prisões em flagrante. Em seguida aparece o Comando Regional V (Barra do Garças), com cinco detenções e os Comandos de Cuiabá e Juína empataram com três prisões cada um. As barreiras e blitzes realizadas no período também resultaram na apreensão de 49 armas de fogo e outras 38 armas brancas. Centenas de garrafas de vidro foram recolhidas do interior de veículos quando os foliões se preparavam para chegar as cidades de Chapada, Santo Antônio e Nossa Senhora da Livramento.

Estima-se que mais de 31 mil veículos tenham trafegado pela MT-251, que dá acesso a Chapada dos Guimarães. Nesse itinerário foram realizados dezenas de comboios pelas equipes do 3º BPM. Nenhum óbito foi registrado, apenas nove acidentes com danos materiais. Na estrada de acesso a Santo Antônio do Leverger, foi realizado intenso trabalho preventivo pelo Núcleo de Policiamento Especializado do 9º BPM, tanto na parte preventiva de direção como de saúde. Mais de cinco mil camisinhas foram distribuídas por dia de festas em barreiras montadas. Estima-se que mais de 30 mil carros tenham trafegado pela MT-456. Dois acidentes foram registrados, sem vítimas. Na área do Comando Regional II (Várzea Grande) a PM registrou o único acidente com vítima fatal.

Imprudência, desrespeito à legislação foram fatores significativos para a tragédia. A vítima era conduzida dentro do porta-malas de um carro que estava com oito pessoas. O condutor perdeu o controle às 5h30 da manhã da quarta-feira (25). O acidente foi registrado minutos após o encerramento das barreiras na rodovia.

Foram registrados dois homicídios em pontos de concentração de carnaval (um no bairro Parque Cuiabá, área do Comando Regional 1 e outro na cidade de Feliz Natal) e que tiveram como pano de fundo razões passionais. Somando os homicídios registrados distantes de pontos de comemoração esse número sobe para quatro.

“Trabalhamos com muito conforto. A integração é uma demonstração pública de respeito à cultura e a cada cidadão”. A fala é do secretário de cultura de Cuiabá, Mário Olímpio. O secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, ratifica dizendo que “as Prefeituras, juntamente com as polícias merecem nota 20 se tratando de parceria para desempenho do trabalho”.

O comandante geral da PM, coronel Antônio Benedito Campos Filho, fez uma brincadeira com os convidados e imprensa durante a apresentação dos números da operação e concedeu nota 10 ao desempenho de cada policial que atuou na ação, bem como para os jornalistas que ratificaram de maneira contundente o perigo da associação de bebida e álcool.

A 1ª dama do município de Nossa Senhora do Livramento, Silvana Ferreira Pinto, agradeceu publicamente a interação e as ações desencadeadas na cidade. Mais de 30 mil pessoas pularam o carnaval na localidade, que teve a segurança redobrada pelo 4º Batalhão (Comando Regional II) para as festividades.

QUEDA – A Polícia Judiciária Civil (PJC) de Mato Grosso aponta redução, em relação aos anos anteriores, nas ocorrências registradas no período de carnaval e crescimento nas atividades desenvolvidas. Dos dias 20 a 24 de fevereiro, mais de 1800 policiais civis – entre delegados, investigadores e escrivães, intensificaram o trabalho integrado com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. As equipes de policiamento repressivo especializado – Grupo de Operações Especiais (GOE), Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), Delegacia Especializada e Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERFVA) e Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) – mantiveram todo efetivo em funcionamento.

Além das 278 viaturas da PJC, duas Delegacias Móveis deram auxílio à população em Santo Antônio de Leverger e Chapada dos Guimarães garantindo facilidade e agilidade no registro de ocorrências.

BALANÇO – Nos cinco dias de carnaval, foram realizados 226 flagrantes, sendo 67 na região metropolitana e 159 no interior; e 271 TCOs, sendo 83 na região metropolitana e 188 no interior. Nesse mesmo período, 596 pessoas foram ouvidas nas unidades da PJC da Região Metropolitana e 84 pessoas foram presas. Oitenta e uma ocorrências de roubos e 97 de furtos foram efetuadas na Região Metropolitana. Enquanto 22 registros de lesão corporal foram registrados em 2009, trinta foram registrados em 2008. Nas ocorrências de roubos e furtos de veículos a Polícia Civil conseguiu recuperar 60% deles. Das 14 ocorrências de roubo e 16 de furto, 18 veículos foram recuperados até o dia 24 de fevereiro.

CORPO DE BOMBEIROS – As ações de policiamento resultaram no registro de oito atropelamentos e em 44 feridos nos dias de festividades do Carnaval em Cuiabá e Várzea Grande. Mais de 80 bombeiros permaneceram de prontidão para atendimento de ocorrências. No interior do Estado também se registrou tranquilidade. Em Rondonópolis, por exemplo, foram registrados 21 casos com pessoas feridas em 66 acidentes. Em Sinop o número caiu para três feridos e 9 acidentes. Em Cáceres foram seis feridos em cinco acidentes. “Permanecemos de prontidão nos pontos de maior concentração de veículos, além de equipes de sobreaviso”, informa o comandante da Instituição, coronel Arilton Azevedo.

As ações preventivas também foram realizadas no período foram 13 vistorias pela Diretoria de Serviços Técnicos, além da análise de 19 pontos de festividades. Segundo o CB, nesse locais foram necessárias adequações para que as festividades pudessem ser realizadas.

Secon

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO