25.8 C
Rondonópolis
terça-feira, abril 23, 2024

A crise, o combustível e a saída

Muitos cidadãos do nosso país se perguntam, os motivos do preço da gasolina e demais derivados do petróleo serem tão altos no nosso Brasil , mesmo sabendo que o preço do barril do chamado “ouro negro” vive um momento histórico de declínio.
Vale lembrar que hoje o barril de petróleo é vendido em média a US$ 40,00, um dos menores preços da história, mas infelizmente esse preço baixo não é repassado ao cidadão brasileiro no posto de gasolina, pelo contrário, assistimos a cada dia o preço do combustível aumentar e o reflexo disso está no nosso dia-a-dia, onde a produção encarece, o transporte e tudo mais.
O crescimento da inflação nos últimos meses é em muito reflexo da política de preço dos nossos combustíveis que nunca estiveram tão altos na bomba nos postos.
Os motivos para isso são vários, mas o principal deles, é que o controle do preço está nas mãos de uma estatal, que vive em meio à um turbilhão provocado por uma grande crise institucional que culminou com a operação Lava Jato.
No entanto, há de se observar que a privatização da Petrobrás, pode não ser a tábua de salvação no preço do nosso combustível. Por um lado, sabemos que as nossas riquezas do subsolo precisam estar controladas pelo governo, sob o risco de vivermos uma economia extrativista, no entanto, a Petrobrás precisa usar outras medidas para a definição de preços, pois é inaceitável sabermos que o nosso combustível é em média 34% mais caro do que média mundial.
O motivo desse preço alto é fácil de explicar; durante o período de crescimento do valor do barril, a Petrobrás subsidiou o valor do combustível para manter a meta da inflação baixa; a grosso modo a estatal pagou a diferença, como se fosse um cheque especial, onde usamos os limites e pagamos os juros. Essa política de defasagem dos combustíveis provocou um rombo no caixa da Petrobras na casa dos 100 bilhões de reais, uma conta que está vindo agora para o cidadão pagar.
De fato, com a queda do valor do barril, não foi possível diminuir na bomba o preço do combustível, e de quebra, a estatal se viu obrigada a repor a diferença de outras épocas neste momento, impedindo a real queda do preço da gasolina.
Para piorar ainda mais a situação veio a operação Lava Jato que colocou por água abaixo toda a credibilidade da estatal, fazendo com que as ações da Petrobras que sempre foram valorizadas despencassem aumentando ainda mais o prejuízo da empresa.
A solução neste momento é torcer para que a diretoria da empresa faça uma verdadeira política de austeridade financeira, e que recupere o prejuízo e o tempo perdido e que também busque recuperar a credibilidade da estatal, e desta forma o povo que vive uma crise sem precedentes começaria a ver uma luz no fim do túnel.
Recuperar a Petrobras é o primeiro caminho para tirar o nosso país da crise, então é hora de começar.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO