26.2 C
Rondonópolis
sábado, abril 20, 2024

A alma do negócio

Passado o período de Carnaval, o ano de 2016 começa para valer a partir de agora. Na verdade, esses primeiros meses foram de aquecimento para um ano que deve ser marcado por dificuldades econômicas em nosso país e também em boa parte do Mundo, o que de fato, deve refletir em Mato Grosso e com certeza em Rondonópolis.
Prova disso é o que está ocorrendo no mercado internacional, onde a China, que é a grande catalizadora da economia mundial começa a dar sinal de fraqueza e na Europa, o problema também é grande, onde os bancos alemães estão passando por um processo de falta de credibilidade no mercado. Vale destacar que os bancos da Alemanha são as instituições financeiras mais fortes do Mundo.
O problema na Europa, a princípio está sendo motivado, pela queda dos preços do petróleo, o que prejudicou investidores europeus no setor e refletiu principalmente nas bolsas e bancos da Alemanha, pois há muitos investimentos de produtores de petróleo no mercado financeiro da Alemanha e já há temos de calote no setor, fragilizando os bancos.
Na China, a quebra de confiança do mercado na economia, está provocando uma queda de preços nos produtos importados, no nosso caso, atinge em cheio a produção de soja, o que de fato a médio prazo deve refletir na nossa economia. Não se acredita mais que a China tenha o mesmo vigor e a capacidade de compra que tinha no passado.
No entanto, está na hora de nós no unirmos para vencermos o que vem por aí. O empresariado deve buscar soluções criativas e com certeza quem superar esse período difícil vai ter plenas condições de crescer no futuro, pois como diz o ditado: “depois da tempestade vem a bonança”. Está na hora de se fazer do limão uma limonada, para sermos mais exatos.
Para isso, além de criativo, todos terão que antever as oportunidades de crescer e entender onde deve ser investido os recursos. O que não pode é mesmo em período de crise é parar de investir.
Nos Estados Unidos quando houve o grande crash da década de 20, somente sobreviveu e cresceu quem teve inteligência e ideias criativas. Para esse período negro da economia americana valeu uma frase que pode ser usada ainda nos dias de hoje. A frase atribuída ao empresário Henry Ford, dizia o seguinte: “ se tivesse um dólar investia em propaganda”.
Em tempos de crise, parece absurdo, mas investir em propaganda ainda é a saída mais eficiente para crescer e superar esse período, no entanto, é preciso deixar claro que a propaganda deve ser boa e o produto de excelente qualidade, caso contrário é dinheiro jogado fora e se aprofundar ainda mais na crise que vem por aí.
Então é chegada a hora de aproveitarmos as boas oportunidades de investirmos na divulgação dos nossos produtos. Para encerrar; a propaganda é ainda a alma do negócio.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO