23.7 C
Rondonópolis
terça-feira, abril 23, 2024

Delcídio, o Senado e os Tribunais

A prisão do senador petista Delcídio do Amaral, de fato, mostra que a Republica está mudada em vários aspectos.
Um deles e que mais chama a atenção está no fato de que o petista estava na plenitude do mandato, quando foi preso, algo inédito no senado, pois nunca um ocupante de cadeiras da chamada Câmara Alta, foi preso no exercício do mandato.
Outro fator que deve ser levado em consideração é que Delcídio era o líder da presidente Dilma no Senado, em poucas palavras ele era o homem que dava o aval para as reuniões onde são tratados os projetos enviados pela chefe do executivo e trabalhava a aprovação de projetos de interesse da presidente.
Fora isso, o senador era uma das figuras com boas relações em todos os setores do congresso, da situação à oposição.
Mas o que chama realmente a atenção é que a nossa constituição ainda precisa de mudanças, pois a prisão de Delcídio, mostrou de forma clara que a manutenção ou não de um senador na cadeia; não depende diretamente de uma decisão da Justiça e sim do próprio senado, que se quisesse poderia sim, relaxar a prisão de Delcidio.
Porém, diante da pressão popular, a decisão tomada pelo senado foi manter o parlamentar preso, até uma nova decisão do Supremo Tribunal Federal.
O certo seria manter aos tribunais a decisão em manter ou não um senador preso, e não deixar que a classe política decida o destino de um companheiro de bancada, por exemplo.
Se o atual governo não estivesse com tanto desgaste junto à população, com certeza, haveria sim condições favoráveis para que o Senado, tomasse uma posição diferente da que foi tomada no caso Delcídio.
Portanto, talvez, seja o momento de uma nova pressão popular para que esse tipo de julgamento passe a ser uma atribuição exclusiva do Poder Judiciário e não do Legislativo como tem sido nos tempos atuais.
Talvez, desta forma, esse tipo de ação de combate a crimes seja revista e reposicionada, tanto por quem comete como por quem julga, que passaria a ter mais liberdade e garantias na hora de tomar as medidas e decisões cabíveis. É aguardar para ver.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO