21.9 C
Rondonópolis
quarta-feira, abril 24, 2024

Equipes da Saúde e Meio Ambiente efetuam operação de combate ao mosquito Aedes aegypti

Foi realizada na última terça-feira (24) uma operação com o intuito de prevenir e punir locais com possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre Chikungunya e vírus Zyca. A ação foi organizada pela Prefeitura de Rondonópolis através da Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental, Vigilância do Trabalhador, Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma, Gabinete de Apoio a Segurança Pública – Gasp e apoio do Ministério Público Estadual.
De acordo com Janaína Araújo Estollano, gerente da divisão de Vigilância Sanitária Municipal, doze equipes foram encaminhadas a 36 locais críticos e com maior risco de criação de mosquitos, como borracharias, depósitos de sucata e locais de reciclagem.
“Com o início do período chuvoso o mosquito está se proliferando e agora com três vertentes de doenças, e isso gerou uma preocupação dos órgãos de saúde e do meio ambiente muito grande, então através de uma reunião entre todos os envolvidos decidiu-se por essa ação conjunta”, explica.
Os pneus encontrados foram identificados com dois números, um referente à equipe de trabalho e outro da borracharia, pois muitas vezes quando é pedido o correto descarte dos pneus, as pessoas, por não ter conhecimento, ou por não querer ter despesa, acabam jogando em terrenos baldios, nas margens de rodovias e rios, e com as marcações será possível identificar quem foram os infratores.
“Está foi uma ação de cunho punitivo, porém não tivemos atritos com os donos de borracharias, inclusive alguns que foram notificados já entraram em contato com a empresa que faz o recolhimento dos pneus. Acredito que de 60 a 70% dos focos com o mosquitos foram desativados e quem esteve com acúmulo de material terá um prazo de 72 horas para dar a destinação correta, e caso não seja providenciado nesse período sofrerá as multas e outras sanções cabíveis”, complementa Janaína.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO