20.8 C
Rondonópolis
quinta-feira, abril 25, 2024

Momento crucial

O transporte público em cidades de médio porte como é o caso de Rondonópolis vive um momento crucial em razão de algumas situações que o país e o setor estão vivendo.
Hoje reconhecidamente as empresas prestadoras de serviços de transporte coletivo vivem uma crise motivada por duas situações; a primeira é o momento econômico do país, que reflete no preço do combustível e na manutenção dos ônibus, a segunda é a questão social, hoje devido principalmente aos chamados transportes alternativos, as empresas estão a cada dia perdendo mais passageiros, só a melhoria do serviço, aliada a uma tarifa justa, pode mudar essa realidade.
A situação de Rondonópolis é ainda mais preocupante em razão da empresa detentora da concessão estar operando em um contrato precário e com isso, os investimentos que já eram pequenos se tornaram ainda menores por essa situação contratual.
Diante dessa situação o momento é único para que a nossa cidade passe a ter um transporte coletivo modelo que pode ser comparado à outras cidades do país.
Para isso é preciso apresentar um modelo onde se obrigue a criação de novas rotas, a utilização de ônibus mais confortáveis e luxuosos para atender a demanda e um sistema integrado, onde poderá haver a possibilidade de que a cidade passe a contar um moderno terminal de transporte e fora isso, um preço de tarifa compatível com a qualidade do serviço.
Outra necessidade que não pode ser ignorada é a possibilidade de melhorar o conforto do pontos de ônibus, os chamados abrigos de passageiro. O momento é propicio por uma renovação destes pontos como estruturas mais modernas, e ainda mais confortável.
Também não se pode esquecer de cobrar a pontualidade no atendimento do usuário, e oferecer uma maior gama de horários, diferente do que vemos atualmente, onde os horários são parcos e com isso o usuário fica literalmente a ver navios ( no caso ônibus).
Talvez com todas essas mudanças o transporte coletivo ganhe novo fôlego e faça com que as pessoas voltem a utilizar o ônibus como meio de transporte, desafogando o centro da cidade e de quebra dando exemplo para o país.
No entanto, para que isso se concretize é preciso, o apoio dos poderes executivo, legislativo, concessionária e sociedade, caso contrário, seremos obrigados a conviver com o modelo atual.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO