32.7 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 26, 2024

O exemplo do Padre Alemão

O Padre Lothar Bauchorowitz, um alemão que poderia ter levado uma vida tranquila e pacata no Velho Continente, resolveu fazer diferente e se doar de alma e coração aos mais necessitados e carentes.

Filho de um respeitado juiz de direito, de família de boa renda, Lothar decidiu seguir a missão religiosa e escolheu o Brasil para viver. Na década de 60, o alemão de quase dois metros de altura, resolveu trabalhar em Rondonópolis à convite do bispo Dom Wunibaldo.
No Brasil, e mais especificamente na Vila Operária, em cima de uma bicicleta circulava pela região e atendia as pessoas. 

No entanto, ele tinha uma grande preocupação, a falta de moradia das pessoas que estavam vindo tentar a vida em Mato Grosso. Na realidade o Padre vendo essa preocupação começou um dos maiores programas de construção de casas populares de Rondonópolis comparável ao que o governo federal está fazendo nos dias de hoje.
Lothar, porém sabedor das limitações em muitos casos pediu apoio aos governantes e à classe política, pois sabia que esses projetos eram apenas com um único e claro intuito beneficiar quem mais precisa de casa e moradia.

Com o passar do tempo, ele viu essa necessidade de moradia crescer em nossa cidade, ele foi testemunha do chamado êxodo rural , viu muitas famílias saírem da zona rural e vir para a cidade e sentiu uma necessidade ainda maior da construção destas moradias. 

O trabalho do padre em Rondonópolis refletiu na Europa e Lothar passou a ser conhecido não somente em Rondonópolis e na Vila Operária, passou a ser reconhecido no país onde nasceu e foi tema de um documentário exibido pela tevê estatal da Alemanha. 

Mas, ele não parou apenas nas construções de casas populares e foi mais longe. O padre vê a educação como forma de geração de emprego e renda e de se fazer justiça social. Por isso, por meio da Caritas, ele trabalhou na construção de creches por toda a grande Vila Operária, dando educação de qualidade e condição para que o trabalhador deixasse seus filhos seguros em uma creche. 
Ele ainda fomentou cursos profissionalizantes para uma boa parcela da população. 

Na saúde, ele também atuou, criou o mês da saúde em Vila Operária e garantiu exames e consultas, em muitos momentos para pessoas que não tinham qualquer tipo de condição; para completar, o Padre ajudou a fundar o Conselho de Desenvolvimento da Vila Operária, o Condivo. 

Para encerrar, Lothar é um pacificador em termos de política,sempre foi conselheiro dos líderes locais e trabalhou nos momentos mais difíceis a paz entre as lideranças e por isso é respeitado por todos. Vamos seguir o exemplo do Padre Alemão.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO