23 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 26, 2024

Muito além da escola

Não se pode em hipótese alguma desmerecer os investimentos no setor da educação feitos pelos governos em qualquer das três esferas. Sabemos e temos consciência que a simples construção de uma escola em um bairro periférico de um município no sertão do Nordeste é sim um investimento em qualidade de vida e de construção de uma sociedade mais justa.
A educação é a forma mais eficiente de promover a igualdade social, principalmente em um país como o nosso marcados pelas diferenças de cunho social.
No entanto é preciso que os nossos governos tenham a sapiência de saber que educação não é apenas construir escolas é muito mais do que isso. Primeiro é preciso facilitar o acesso dos nossos jovens até as escolas, os nossos governos precisam promover uma maior proximidade entre a sala de aula e a sociedade, é mais do que necessário trazer a escola para o seio da comunidade e inseri-la no contexto local.
A escola tem que ser a referência da comunidade para tudo; a comunidade e a escola precisam e devem trabalhar em simbiose, neste caso, ambas devem promover em conjunto encontros.
Mas é preciso que essa integração promova também o acesso à Escola e ajude na formação do caráter do estudante. Não se pode aceitar uma escola sem alunos ou com número inferior ao recomendado e por isso que deve-se buscar o estudante aonde for, pois esse também é papel da entidade de ensino.
Além de trazer o estudante é preciso também mais; como dar a ele mais estímulo para estudar e não deixa-lo apenas como um objeto; hoje a educação tem que ser motivadora e fazer com que quem está na escola realmente passe a gostar e admirar o ambiente escolar.
Nossas escolas precisam de estrutura, de bons prédios, de bons livros e de bons laboratórios, para ajudar e facilitar a formação dos nossos cidadãos.
Um outro aspecto que deve ser explorado e lembrado são os professores, a categoria deve ser sempre valorizada, não apenas em termos de salários, mas ir mais além, trabalhar e ajudar na formação e apoiar toda e qualquer iniciativa de se buscar o melhor em termos de metodologia e ensino desde a pré-escola até mesmo a pós-graduação.
Na questão dos docentes os bons salários também são importantes, até mesmo pelo fato, que em países desenvolvidos, os responsáveis pela formação da população tem esse reconhecimento.
Também deve-se destacar o respeito que o professor precisa ter da sociedade no geral. Os bons professores precisam ser reconhecidos e homenageados quase que diariamente por todos nós, porque a boa educação não depende apenas de um bom prédio e de uma boa

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO