32.1 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 19, 2024

Fechamento de frigoríficos em Mato Grosso será tema de painel durante a Vitrine Agropec

Principal preocupação atualmente dos pecuaristas de Mato Grosso, Estado que detém o maior rebanho bovino do país, com 28 milhões de cabeças, o fechamento de frigoríficos será tema de debate durante a Vitrine Agropec, em Rondonópolis. O Painel “Cenário da Carne 2015 – Atualidades x Perspectivas” será realizado no dia 12 de agosto, às 16h, no parque de exposições Wilmar Peres de Farias.
Participarão do painel o presidente do Sindicato das Indústrias de Frigoríficos de Mato Grosso (Sindifrigo), Luiz Antônio Freitas Martins e um representante do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A mediação será feita pelo engenheiro agrônomo da Scot Consultoria, Alcides de Moura Torres Junior.
Nos últimos dezoito meses, nove frigoríficos foram desativados em Mato Grosso. Somente no primeiro semestre deste ano, sete unidades foram fechadas nos municípios de Sinop, São José dos Quatro Marcos, Cuiabá, Mirassol D’Oeste, Matupá e Rondonópolis (duas unidades). Apenas 64% das plantas frigoríficas do estado estão em operação.
De acordo com o vice-presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, Aylon Arruda, o objetivo do painel é esclarecer o momento que passa a pecuária de corte mato-grossense.
“Resolvemos trazer esta discussão para a Vitrine Agropec pois foi uma demanda dos pecuaristas da região, que estão preocupados com esta situação e precisam estar por dentro do atual cenário e do que esperar para o futuro da atividade”, explica Arruda.
VITRINE AGROPEC – A feira de negócios será realizada paralelamente à Exposul, pelo Sindicato Rural de Rondonópolis e organizada pela ZF Xperience. A exposição vai ocorrer no período noturno nos dias 08, 09, 13, 14 e 15 de agosto com rodeio profissional em touros e cavalos, além da grade tradicional de shows nacionais. Já a Vitrine Agropec será realizada entre os dias 10 e 12 de agosto, das 8h às 18h, no parque de exposições Wilmar Peres de Farias. A entrada para a feira de negócios será gratuita, já para a Exposul o público deve adquirir o passaporte, que dá direito à entrada nos cinco shows ou ingresso individual.

A Vitrine Agropec também contará com palestras do ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa, no dia 10 de agosto, e do coordenador de operações especiais do Bope e uma das inspirações para a personagem Capitão Nascimento, dos filmes Tropa de Elite, Paulo Storani, no dia 11 de agosto.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO