31.4 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 19, 2024

Drogas é preciso combater

A segurança pública é o ponto nefrálgico de qualquer governo, trata-se de um setor extremamente delicado e que nem sempre há soluções simples e rápidas para serem tomadas.
Toda e qualquer estratégia no setor demanda custo, estudo e como não se trata de uma ciência exata, não há garantias do que o planejado pode dar certo.
E como todos nós sabemos uma operação mal feita, ou mal planejada na área de segurança pode causar estragos irreparáveis em todos os setores da sociedade.
No entanto, temos que pensar e deixar bem claro, que o problema de segurança não será resolvido com a uma Polícia bem armada ou bem preparada,ou com aumento de efetivo, a resolução da questão vai muito além disso, é preciso focar todo um país no cerne do problema.
Hoje, com toda a certeza, grande parte dos crimes que chocam a população está em primeiro momento relacionado ao álcool e principalmente as drogas. Pode-se afirmar de forma clara que hoje homicídios, latrocínios e demais crimes complexos podem ser provocados pela droga.
Um latrocínio por exemplo pode ser motivado para comprar droga, um homicídio pode ter o mesmo motivo, ou estar relacionado à uma divida por maconha ou cocaína, por exemplo.
Uma politica séria e eficiente de combate às drogas com toda a certeza não resolveria os nossos problemas na questão da segurança pública, mas veríamos sim uma redução gradativa e verdadeira na escala da violência, tanto na esfera local como na nacional.
O problema é que fazer essa politica de prevenção às drogas é cara e de certa forma demorada, pois o primeiro passo é ligar o combate à educação, trazer essa politica para dentro de nossas escolas, mostrar os nossos jovens os riscos e os reflexos da droga no dia-a-dia da sociedade.
Sabemos que hoje há programas de combate às drogas dentro das nossas escolas, um exemplo de sucesso é o Proerd que é feito em nosso estado pela Polícia Militar. O Proerd ajuda e muito, mas ainda é pouco em razão da dimensão do problema no seio da sociedade.
Será preciso dentro em breve a criação de mais e mais grupos de trabalho com funções semelhantes às do Proerd, pois infelizmente uma andorinha sozinha não consegue e não faz verão.
Portanto é passada a hora dos nossos governos investir em uma política de prevenção às drogas, uma população mais consciente com certeza será mais eficiente no combate às drogas e o reflexo será uma diminuição dos números.
Outro aspecto que pode contribuir são leis mais severas para os crimes de tráfico de drogas. Vale lembrar que não estamos pedindo pena de morte como é na Indonésia e sim Leis duras e implacáveis aos traficantes.
Portanto é chegada a hora de corrermos neste sentido e desta forma, talvez, vivermos em uma maior tranquilidade.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO