24 C
Rondonópolis
sábado, abril 20, 2024

Um Ano depois da Copa, o Futebol queencantou o mundo,agora desencanta milhões de torcedores

De repente, não mais que de repente, o mundo do esporte amanheceu nublado e sombrio, com várias vertentes investigativas, para apuração de escândalos na FIFA e na CBF. Resultados suspeitos de manipulação durante os sorteios para a escolha dos países sede da Copa sorteios das Copas de vários países, causaram uma inquietação geral no mundo do esporte.

Ao se comprovar as fraudes nessas instituições, sem dúvida teremos um dos maiores escândalos do século, os torcedores mal querem acreditar no que estão vendo e ouvindo. O espírito encantador futebolístico está indo por “água a baixo,” o Brasil tem fama de pátria do futebol, e a paixão da nossa gente por esse esporte é conhecida no mundo todo. É o torcedor que sempre amou o futebol, e acima de tudo o futebol arte.

Esse torcedor começa agora a conhecer o outro lado da “festa,” a festa dos cartolas, dos milhões e dos bilhões. Segundo as denúncias que estouraram em todo o mundo, foram cometidos na aldeia global do esporte futebol, desvios financeiros e grandes abusos administrativos onde muitos compartilharam do velho e antigo jogo de cartas marcadas.

Futebol, um maravilhoso esporte de massa poderosamente conduzido por grandes grupos, “quem diria,” com o único objetivo manipular e ludibriar milhões de cidadãos do mundo inteiro através do capitalismo selvagem. Segundo o que vai pela imprensa mundial, um dos objetivos dos dirigentes era atingir sempre que possível o fundo dos cofres das instituições futebolísticas do mundo emergido num mar de corrupção nunca visto na face da terra. Esses acontecimentos acabaram-se refletindo também nos pequenos clubes, nas ligas esportivas em todo o país.Esperamos que em Mato Grosso, em especial em Rondonópolis o segmento esportivo futebolístico permaneça firme, e não se deixe abalar por essa tempestade negra que está matando os sonhos dos novos talentos, e do povo apaixonado por esse esporte.

A Copa do Mundo no Brasil, sem dúvida trouxe os benefícios das obras do PAC 2014 à vários estados da nação. Se para muitos os ganhos foram robustos, para outros segmentos faltou recursos em especial para o termino de obras extremamente importantes. O que a sociedade brasileira presencia, e vê do pós Copa do Mundo são muitas obras mal construídas, e o que é pior obras de mobilidade mal acabadas, muitas delas nem sequer saíram do papel.

A nível mundial os grandes patrocinadores da FIFA, já querem rever os seus contratos, e expressam preocupação. Uma grande empresa patrocinadora da CBF, disse em comunicado que estava cooperando com as autoridades, apesar de não ter sidocitada na denúncia da Justiça americana. Uma parte da nota divulgada pelo Departamento americano se refere a uma investigação específica de possíveis irregularidades em um acordo de patrocínio de uma grande empresa de roupas esportivas para a CBF nos EUA.

Com as denúncias de corrupção, os patrocinadores mais importante da FIFA e do futebol resolveram se pronunciar, aumentando a pressão sobre a instituição, todos querem ver mudanças.Ressaltamos aqui o posicionamento de alguns patrocinadores, parceiros da FIFA que vieram a públicoprotestar diante da lamentável situação. A diretoria da Visa disse;“Esperamos que a FIFA tome atitudes rápidas e imediatas para resolver essas questões. Se a FIFA falhar na tarefa, já informamos que iremos rever o nosso patrocínio. Essa longa controvérsia manchou a missão e os ideais do Mundo da FIFA.

A Nike comentou; “Como fãs do futebol em todo o mundo, somos apaixonados pelo jogo e estamos preocupados pelas acusações gravíssimas. Acreditamos no jogo limpo e ético, tanto nos negócios, quanto no jogo e nos opomos fortemente a qualquer forma de manipulação ou suborno. Temos cooperado, e vamos continuar a cooperar com as autoridades.”A patrocinadora MacDonald´s, disse em nota que os últimos acontecimentos são extremamente preocupantes e que estava monitorando a situação de perto.

Será que estamos nos fins dos tempos? A mensagem pode ser bíblica, pelo que estamos vendo não vai ficar pedra sobre pedra. Parece que não há mais lugar para os errantes de primeira hora, nem para os velhos corruptos de carteirinha.
”Viva o bom futebol o futebol arte de Garrincha, Didi, Pelé, Zico e outros.

Denis Maris

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO