26.8 C
Rondonópolis
quinta-feira, abril 25, 2024

Jogos Estudantis Cuiabanos têm pela primeira vez disputas de Luta Olímpica

A Luta Olímpica vai compor pela primeira vez os Jogos Estudantis Cuiabanos (JECs). As disputas serão realizadas no próximo sábado (30.05), com início às 14 e previsão de término às 17h, no Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, no Complexo do Verdão, em Cuiabá. A competição, organizada pela Prefeitura Municipal de Cuiabá e pela Federação Mato-Grossense de Jiu-Jitsu e Lutas Associadas (FMTJJLA), terá participação de 60 atletas pleiteando troféus, medalhas e, principalmente, doze vagas para a fase estadual dos Jogos Escolares da Juventude.
De acordo com o diretor executivo da FMTJJLA, Alexandre Galina, a federação é responsável pela execução da parte técnica e arbitral do campeonato, que vão desde as especificações da área de luta, averiguação de peso e idade dos atletas, montagem de chaves até a qualificação dos árbitros. Segundo ele, o fomento do Wrestling, ou Luta Olímpica, teve início no ano de 2013, em Mato Grosso. E já conseguiu quatro medalhas na fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude. Para ele, a entrada nos JECs é mais um passo rumo à solidez da modalidade.
“Essa é a 1ª vez que integramos os jogos em nível municipal. A ação é mais uma das muitas que formam a base de sustentação desse esporte em nosso Estado. Ela se soma com as participações em níveis estadual e nacional. Nos quais estivemos presentes nas edições de 2013 e 14. Agora nossos 60 lutadores vão competir, neste sábado, por seis vagas, para o estadual, no naipe masculino e outras seis no feminino. Somente os campeões de cada categoria e peso vão avançar para o próximo grau”, comentou o diretor executivo.
Um dos estudantes revelação do Wrestling, Josiel de Oliveira, o “Indinho”, 16 anos, ganhador de duas medalhas de bronze nos jogos nacionais, e que participou da cerimônia de abertura dos JECs ao acender a tocha olímpica, é a promessa do ano, na categoria peso pesado. Para ele, que pratica artes marciais desde os seis anos de idade, o objetivo é passar nas seletivas municipais e avançar para o estadual até o nacional. E ir galgando resultados positivos para estar apto para as Olimpíadas de 2020.
A 40ª edição dos Jogos Estudantis Cuiabanos (JECs) conta com a participação de 1.638 atletas de 14 modalidades esportivas, coletivas e individuais: Luta Olímpica, Natação, Atletismo, Ciclismo, Futsal, Handebol, Judô, Basquetebol, Ginástica Rítmica, Vôlei de Quadra e de Areia, Tênis de Quadra e de Mesa, Xadrez, Badminton e Futebol. O evento ocorre, de 16 de maio até 16 de junho, nos ginásios Dom Aquino, Verdinho, Paiaguás e Quilombo, bem como nos mini-estádios da capital, nas quadras das escolas particulares e nas piscinas da AABB e UFMT.
Serviço
O Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara fica localizado na Avenida Agrícola Paes de Barros, nº 1065, no Complexo do Verdão, nos arredores da Arena Pantanal, na capital. Toda a população pode prestigiar. A entrada é gratuita!
Nacional
Os Jogos Escolares da Juventude contemplam cerca de dois milhões de jovens de 12 a 17 anos nas seletivas municipais e estaduais por todo território brasileiro, organizadas pelos estados e municípios, representando 3.950 cidades. A fase nacional, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), reúne em cada faixa etária 4 mil atletas dos 26 estados e Distrito Federal.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO