25.2 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 26, 2024

Pequeno produtor ganhou mais capacidade de produção e comercialização em 2014

O ano de 2014 foi produtivo para aqueles que se dedicam à Agricultura Familiar no Município de Rondonópolis que ganhou mais capacidade de comercialização com a industrialização da matéria prima. Essa é a avaliação feita pelo secretário de Agricultura e Pecuária, Renato Mendes, que estimula investimento na transformação como alternativa para incrementar a renda das famílias do campo e melhorar a qualidade de vida de todos.

Renato Mendes destaca o Programa de Piscicultura como uma das ações para gerar renda nas comunidades rurais. A equipe técnica da Pasta atuou na escavação de 72 tanques de piscicultura nas pequenas propriedades. O gestor calcula que as famílias chegam a incrementar o ganho em até R$ 3 mil com cada tanque. O resultado positivo deve se consolidar com a comercialização de peixes na quaresma de 2015.

Relatório anual

O secretário Renato Mendes revela os números dos diversos serviços oferecidos aos pequenos produtores no ano passado. Foram 140 visitas técnicas às famílias que desenvolvem atividades de agricultura e pecuária; distribuição de 88 quilos de sementes de diversas espécies de hortaliças e gradeação em áreas de 76 pequenos produtores. Os técnicos da Pasta trabalharam na implantação de duas hortas comunitárias e oito hortas nas escolas locais.

Documentação

A equipe coordenada por Renato Mendes atuou também na regularização das famílias de pequenos produtores, em 2014. Durante o ano foram emitidos 318 Certificados de Cadastro de Imóveis Rurais – CCIR. Com o serviço oferecido pela prefeitura, os agricultores conseguem resolver o problema sem precisarem ir a Cuiabá. Foram elaborados ainda 19 projetos de Cadastro Ambiental Rural – CAR e criado um Selo de Inspeção Municipal – SIM.

Apoio total

Outras políticas e ações desenvolvidas contemplaram as famílias do campo no ano passado. As comunidades rurais foram beneficiadas com 520 viagens de caminhão. Os veículos atendem principalmente os agricultores e pecuaristas que oferecem seus produtos nas feiras-livres de Rondonópolis. A Feira de Agricultura Familiar realizada nas quartas-feiras, na Vila Aurora, reúne 17 pequenos produtores.

Investimento

Famílias que vivem da pequena produção foram beneficiadas ainda com o investimento em insumos, equipamentos e apoio institucional durante o ano. Elas foram contempladas com a doação de 120 toneladas de calcário. Os pequenos produtores que investem no gado leiteiro receberam 200 doses de sêmen da raça GIR, 200 doses da Girolanda e 250 doses de Holandês, além de 5.500 quilos de nitrogênio.

Outros 200 chacareiros que produzem na área ganharam desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU. Renato Mendes adquiriu uma caminhonete para atender as comunidades rurais. Outro investimento feito para contemplar os pequenos produtores foi na realização de ciclos de palestras sobre técnicas de manejo de bezerros e piscicultura que aconteceram nos assentamentos Primavera e Esperança.

As orientações técnicas foram oferecidas também num evento especial realizado durante a Exposul de 2014. Renato Mendes lembra que no ciclo de palestra na Exposição Agropecuária, os participantes receberam informações também sobre o cooperativismo que pode ajudar a organizar os pequenos produtores e melhorar a renda das famílias no campo.

Comunidade indígena

As comunidades do Povo Bororo no município também foram beneficiadas com as políticas públicas da Secretaria de Agricultura e Pecuária em prol das famílias de pequenos produtores, no ano passado. Renato Mendes conta que ofereceu a escavação de dois tanques de piscicultura e assistência técnica e ajuda no plantio de mandioca nas Aldeias Tadarimana, Praião, Pobodiare, Jurigue e Pobore.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO