19.1 C
Rondonópolis
quinta-feira, abril 25, 2024

Rondonópolis: um retrato bem feito do Brasil

Poucas cidades no país retratam com tanta exatidão o cenário econômico e cultural nacional, com seus pontos negativos e positivos, como Rondonópolis. Esta senhora de 61 anos, que no mundo etário dos municípios na verdade é um bebê que ainda tem muito a crescer, está para o Brasil assim como o Brasil está para o mundo. Quem está de fora vê enorme potencial de produção e pujança econômica, e de fatos os dois existem, mas de perto ainda há desigualdades sociais a serem sanadas. Entre o povo, os mais de 200 mil que moram aqui trouxeram um pouquinho de cada uma das cinco regiões do país. O rondonopolitano nativo toma o chimarrão e fala ‘guri’ como os gaúchos, com a mesma facilidade que come o pão de queijo que veio de minas e a tapioca do nordeste, assim como toma o Açaí do Pará ou tereré do Paraguai.
Este cenário multifacetado, permite que qualquer um que chegue na terra de Rondon se sinta em casa rapidamente, não só porque vai encontrar na maior cidade da região sul algumas características de sua terra natal, trazidas por gente que fez o seu mesmo itinerário antes, mas porque certamente em poucos dias já vai ser chamado para um churrasco na casa de alguém que recém conheceu, mas que o tratará como amigo de infância. É mentira quem diz que o que atrai e mantém pessoas que não nasceram em Rondonópolis morando aqui até o fim da vida seja apenas as boas ofertas de emprego, porque só isso não manteria nenhum ser humano satisfeito. Ganhar um bom dinheiro todo mês e sentir a magia da natureza ao ver araras voando em meio a zona urbana, de fato, encantam quem nunca viu isso, mas Rondonópolis tem algo a mais, assim como o Brasil tem, que ninguém sabe dizer exatamente o que é, no entanto, é como um imã ao coração.
Muitos políticos, religiosos e cidadãos comuns, do passado e do presente, marcaram a história da cidade com lutas e trabalhos pontuais, mas seria injustiça citar alguns, que acabaram entrando um pouco mais em evidência, e menosprezar o feito de gente que atuou nos bastidores e que foram verdadeiros anjos na vida de muitos. Neste 10 de dezembro de 2014, a homenagem deve ser rendida a todos, sem exceção, desde o especialista em medicina mais conceituado, ao técnico em informático, o artesão, o músico, o advogado, o gari, as mulheres trabalhadoras da Coder, os sorveteiros, o comerciante, o fazendeiro, o pequeno produtor e todos que acordam cedo rotineiramente e lutando pelo melhor de suas vidas acabam por ser um parte importante da engrenagem forte que move em velocidade invejável o crescimento de Rondonópolis.
Para quem ainda não sabe o tamanho e importância de Rondonópolis no âmbito econômico e social de Mato Grosso e Brasil, segue alguns dados: A cidade é hoje a 2ª maior economia do estado de Mato Grosso e está entre as 100 maiores economias do país, com um PIB de mais de 5 bilhões de reais. Considerada a "Capital nacional do agronegócio", hoje os potenciais de produção de matéria prima e também industriais são invejáveis, especialmente depois da chegada da esmagadora Noble, instalada próxima a outro marco da história recente: o terminal da América Latina Logística – ALL, capaz de receber e escoar o montante de mais de mil caminhões por dia, simplesmente a maior estrutura ferroviária de toda a América Latina. Nos últimos anos, a revista "Pequenas Empresas Grandes Negócios", da editora Globo, mostra estudo exclusivo, feito pela consultoria paulistana Geografia de Mercado que deu origem à lista de 25 cidades boas para se empreender no Brasil e Rondonópolis está no 7º lugar entre as cidades de pequeno e médio porte, como grande oportunidade de investimento. Rondonópolis lucrou US$ 662,99 milhões no primeiro semestre de 2014 com as exportações agrícolas, sendo a cidade que mais cresceu sua produção do ano passado para cá.
O potencial turístico da cidade também é notadamente invejável. Quem nunca conheceu, por exemplo, o complexo da Carimã deve o fazer imediatamente. Em outros locais do campo, a natureza acaricia a alma de quem sabe apreciá-la. A cachoeira do gavião, por exemplo, é linda, assim como o Parque Ecológico João Basso, área de preservação ambiental recheada de grutas, inscrições rupestres e trilhas que levam à Cidade de Pedra. O potencial arqueológico do parque atrai especialista europeu e de várias outras partes do mundo constantemente. A rodovia do peixe reúne diversas paisagens magníficas e paredes rochosas em meio a cursos d’água que surpreende quem nunca imaginou ter tão perto de sua casa cenários tão belos e acessíveis.
O aniversário é da cidade, mas a festa é de todos que a amam e que escrevem com seu suor as páginas do dia a dia na maior do sul de Mato Grosso. O futuro é extremamente convidativo, o presente é motivador e o Folha Regional também se orgulha de ter participado do seu passado tão belo, Rondonópolis.
Da Redação

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO