21.8 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 19, 2024

Estiagem aumenta pressão de lagartas na soja em Mato Grosso

O tempo seco e a estiagem nas regiões produtoras de soja em Mato Grosso podem aumentar a pressão das lagartas neste início da safra. Apesar de o cultivo da oleaginosa ainda não alcançar 10% da área estimada para a temporada – 8,8 milhões de hectares – o cenário para as pragas como a do elasmo e a rosca já é considerado preocupante, alertam os pesquisadores. A população das ameaças pode crescer em função de um ambiente mais favorável.
Nas regiões que enfrentam falta de chuva o monitoramento deve ser reforçado. "O que temos visto nas lavouras é a perda de estande de plantas em decorrência do longo período de estiagem. Para os plantios antecipados, o risco é alto principalmente para infestações de lagarta elasmo e rosca”, afirmou a entomologista da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, Lucia Vivan.
Em Primavera do Leste, 239 quilômetros de Cuiabá, quem plantou soja nas áreas de pivô (onde há irrigação) já registra ataques da lagarta elasmo e da falsa medideira, como explica o produtor rural Jair Guariento, membro do Sindicato Rural do município. Alguns produtores já efetuaram entre duas e três aplicações.
"Os ataques estão mais intensos. No ano passado não chegaram a duas as aplicações [de produtos]", disse o agricultor, ao G1.
No campo, o período também pode favorecer o aparecimento da lagarta Helicoverpa nos estágios iniciais da cultura, afirmam também os pesquisadores. Segundo Lucia Vivan, da Fundação MT, nesta etapa ela pode ser mais presente em áreas onde foram cultivadas algodão na safra passada.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO