23 C
Rondonópolis
sexta-feira, abril 26, 2024

TERRA, PLANETA ÁGUA? “Não tem mais água nas torneiras do Sudeste porque as florestas do Centro Oeste viraram carvão”

As chuvas que recarregam reservatórios da região Sudeste são oriundas da Amazônia. Árvores são “toque final” da máquina biológica que produz chuvas. As áreas queimadas já são maiores que a França e Alemanha juntas, praticamente 20% das árvores da Floresta Amazônica original, foram derrubadas criminosamente. Que isso vem acontecendo há anos, todos sabem,é uma situação que tem a ver com a falta d'água em São Paulo a maior cidade da América Latina. A Amazônia bombeia para a atmosfera a umidade que vai se transformar em chuva nas regiões Centro-Oeste, Sudeste que já entrou em crise, e Sul do Brasil. Quanto maior o desmatamento, menos umidade e, portanto, menos chuva. Desta forma, os reservatórios ficam vazios e as torneiras, secas. Não tem mais água nas torneiras do Sudeste porque as florestas do Centro Oeste viraram carvão.
No coração da Amazônia, o exército formado pelo Ibama, pela Funai e pela Polícia Federal atinge mais um alvo. Garimpeiros presos, madeireiros multados, equipamentos destruídos. E a prova do crime apreendida. Esse é o front de um conflito que já dura pelo menos quatro décadas no Brasil.
Mas existe uma falta de consciência da maioria das pessoas no tocante a preservação da água. Andando por várias ruas de diversas cidades de Mato Grosso encontramos donas de casa com torneiras abertas a todo o vapor lavando a calçada e o meio fio. Muitos jovens, senhores e senhoras continuam lavando os seus carros nas manhãs de sábados e domingos sem qualquer cerimônia e nenhuma intenção ao menos de economizar água.
No nordeste o diretor do Parque Nacional da Serra da Canastra, Luiz Arthur Castanheira disse em entrevista a um site nacional, nunca ter visto uma situação tão triste em toda a sua história. A nascente do Rio São Francisco, situada em São Roque de Minas secou, a bacia abrange 5 estados, ele complementou que a biodiversidade está ameaçada.
Segundo Castanheira, essa nascente é a principal de toda a extensão do rio. Com 2.700 km, o São Francisco é o maior rio totalmente brasileiro. Sua bacia hidrográfica abrange 504 municípios de sete unidades da federação – Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás e Distrito Federal. Ele nasce na Serra da Canastra, em Minas, e desemboca no Oceano Atlântico na divisa entre Alagoas e Sergipe. Afinal até quando estaremos dispostos a conviver com o desperdício,há de se entender que amanhã poderá faltar água para todos nós?

Denis Maris

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO