OPINIÃO

Educação Corporativa a alternativa para vender mais e melhor

Professor Joaquim Ramalho 2701 acessos


Num mundo cada vez mais competitivo, saber transformar dados em informações estratégias será a fórmula não só de sobreviver, mas sim, uma alternativa de crescimento e desenvolvimento perante ao mercado, notadamente, ao mercado do varejo.

O mercado de varejo é o elo entre o fabricante e o cliente num ambiente de troca de informações para tomada de decisões na hora da compra. Atualmente, a indústria investe milhões no desenvolvimento de produtos e coloca-o nas mãos de quem não está, na grande maioria, preparado para a realização da venda provocando um descontentamento por parte do cliente.


O número de produtos é imenso e a qualificação da mão de obra no varejo fica distante das necessidades de um bom atendimento. O varejo de material de construção no Brasil, por exemplo, conta com cerca de 148.000 lojas de material de construção e a mão de obra de vendedores fica na ordem 11% quem tem graduação.

A educação passa a ser primordial para um boa compreensão dos produtos e um melhor atendimento junto ao cliente, assim como, a diminuição de perdas, na ordem de 3% do faturamento ou de 32% do custo operacional ser desperdiçado. Outro fato importante é correção de preço pois 92% das empresas não sabem calcular preço de vendas.

A compreensão pela educação e capacitação minimiza as perdas e potencializa as vendas, fato este observado nas empresas com as quais levamos a Universidade Corporativa, onde não só instrui como também cria um ambiente favorável ao crescimento das atividades num cenário de grandes oportunidades pois, o Brasil precisa construir 20 milhões de novas residências e reformar boa parte das 60 milhões já existentes.

As oportunidades no Brasil no que se refere a material de construção são enormes em todos os sentidos: indústria, comércio e serviço. O construbusiness representa cerca de 13% do PIB exigindo novas formas e práticas de trabalho junto ao segmento material de construção.

Desta forma, lançamos em 2003 a Universidade Corporativa voltada ao segmento material de construção, através do IAPEDEM- Instituto Avançado de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Empresarial como resposta as necessidades e anseios do segmento com atuação no território nacional. A presença da Universidade Corporativa se faz reconhecida no Mercosul, Europa, África e Ásia.

Atualmente, estamos lançando o MBA em Gestão Empresarial voltado ao segmento material de construção junto a ACOMAC MT - Associação dos Comerciantes de Material de Construção na cidade de Cuiabá que, através do Presidente Gustavo e do Executivo Igor, assim como do Conselho da entidade, entenderam a importância da educação para o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso. É uma visão futurista da entidade com olhar perceptivo na mais nobre arte do ser humano: proporcionar o desenvolvimento pessoal e profissional da mão de obra no segmento.

Tive a oportunidade de conhecer o estado de Mato Grosso realizando inúmeras palestras e, em cada cidade, com salas lotadas, observamos olhares brilhando com o tema numa autêntica reação de que é possível mudar para melhor criando expectativas de um mundo melhor. Nos eventos a platéia chorou, deu risada e demonstrou claramente de que é possível termos um pais melhor, uma comunidade melhor, uma família melhor e sermos melhores.

Fica aqui o convite de participarmos, juntos, do MBA de Gestão Empresarial para o segmento material de construção e para isto basta contatar a ACOMAC MT.

Professor Joaquim Ramalho - Presidente IAPEDEM e Reitor da Universidade Unianamaco. Email: [email protected]

Comente, sua opinião é Importante!